FCB Feminino

Polêmica: Piqué é acusado de Xenofobia pelo RCD Espanyol

Já que o futebol não coloca o Espanyol nos holofotes, o clube de "la cornellà" busca um outro jeito de virar notícia. 



Piqué dividindo a bola com o goleiro Paúl Lopes. 


Pra quem esperava que o confronto entre Barcelona e Espanyol, pelas quartas de finais da Copa do Rei acabasse em 180 minutos, errou. Declarações de Gerard Piqué e Sérgio Busquets após a partida, converteram-se em um grande extra-time do derbi. Segundo o camisa "5" blaugrana, os jogadores blanquiazuis comemoraram cedo demais, se referindo ao grande festejo após a vitória do Espanyol por 1 a 0 no jogo de ida: "celebraram em Cornellà como se já estivessem passado de fase. Mas no fim, somos nós que vamos disputar as semifinais". As declarações do astro do FC Barcelona foram recebidas como um incentivo a violência pela diretoria do RCD Espanyol: "Consideramos que as declarações de Busquets são completamente contrárias aos valores de respeito no futebol, e podem ser geradoras de violência e intolerância". Nota divulgada pela diretoria do clube. 


As acusações sobre o zagueiro Gerard Piqué são mais maciças. A direção blanquiazul considerou que as palavras do zagueiro após a partida, "flertaram com a xenofobia", e denunciou o camisa 3 do Barça junto ao comitê anti-violência. Entrevista de Gerard Piqué: "Jogar contra o Espanyol de Cornellà é sempre muito especial". O reporter pergunta: "Você disse, Espanyol de Cornellà?" Piqué: "Sim, eles são de Cornellà, né?". Desde 2009, quando o Espanyol mudou sua sede para Cornellà, cidade vizinha a Barcelona, o jogador não reconhece o clube rival como uma instituição Barcelonesa, pois para Piqué, a equipe já não está mais sediada na capital catalã, por tanto, não pode ser denominado como "Espanyol de Barcelona". 

Cornellà é uma cidade conhecida por ter uma população mais humilde, que abriga muitos imigrantes e tem uma qualidade de vida bem inferior a que é encontrada em Barcelona, por exemplo. Alguns veículos da imprensa espanhola, acusam a diretoria blanquiazul de tentar acirrar a tensão entre os dois clubes, o que é veementemente negado pelos mesmos. "Pelo contrário! O que pretendemos é frear esta espiral. Não queremos ascender ainda mais o fogo, só levamos até comitê as declarações de Piqué e Busquets. Agora cabe a eles investigarem". A preocupação - segundo representantes do RCD Espanhol - é que o não esclarecimento das palavras dos jogadores culés, desencadeie acontecimentos muito ruins para o próximo encontro entre os dois clubes, que aliás, acontecerá no próximo final de semana, dia 4 de Fevereiro, em Cornellà El Prat. 

Visão geral:

Está evidente que não era pra tanto. Como alguém tem coragem de acusar Gerard Piqué de Xenofobia? O homem que é vaiado em quase todos os Estádios da Espanha, pelo simples fato de ser catalão e defender a liberdade de expressão de seu povo. Digam-me; o que Sergio Busquets falou demais? Então a diretoria do Espanyol está "indignada" por que o volante do FC Barcelona não gostou da comemoração de "título" dos blanquibaus no jogo de ida? O que fica muito claro, é que o fato de terem perdido mais uma vez para o Barcelona, deixou o time de Quique Flores um pouco estressado. As palavras do treinador do RCD Espanyol, em coletiva de imprensa hoje (27) mostram um pouco das contradições: "Assim como se deve saber perder, se deve ainda mais, saber ganhar". Assim cuspiu o treinador. Oi? Acho que ele não ofereceu esses ensinamentos aos seus próprios jogadores, que pareciam ter vencido uma 'Champions League' após a vitória por 1 a 0 no RCDE Stadium.

O fato é, o Fútbol Club Barcelona gera Notícia e, quando não se consegue tal luz dentro das  quatro linhas, tende se buscar os holofotes na base do brilho alheio.