FCB Feminino

Javier Mascherano: ¡Gràcies per tot!

O Barcelona confirmou que nesta Quinta-feira (25), será a despedida oficial de Javier Mascherano do clube após sete temporadas. 

O Adeus de um GRANDE da História culé.

Aquele que soube ganhar o respeito de uma nação exigente, pelo simples fato de suar a camisa. Javier Mascherano, vulgo el jefe, marcou apenas um gol em 8 temporadas e meia, ou, 334 jogos; mas quem se importa? A qualidade de saída de bola, a liderança e o respeito com o clube até o último momento; fazem com que a saída daquele que honrou com muito êxito a histórica camisa "14" blaugrana, seja sentida por todos os barcelonistas. 




Mascherano não é e nunca foi midiático, nem tampouco de falar muito com a imprensa, mesmo assim, eu duvido algum culé não ter um enorme carinho pelo argentino. Em 27 de agosto de 2010, o Barça chegara a um acordo com o Liverpool para a contratação do então volante Javier Mascherano. O clube investiu cerca de 22 milhões de euros pelo jogador, que na época havia sido eleito pela torcida do Liverpool, o melhor jogador dos reds na temporada 2009-10. 

No primeiro momento, o jogador atuara como volante ao lado de Sérgio Busquets. Porém, a lesão de Carles Puyol em 2010, fez com que o então treinador culé, Don Pep Guardiola, começasse a utilizar o argentino na zaga. E por ali, foram anos de dedicação e muita competência. Mascherano tem 1,76m, relativamente baixo para a posição, porém, sempre compensou  com um posicionamento perfeito e uma técnica apurada. Todos no meio futebolístico alegam que o jogador evoluiu demais sob as ordens de um dos maiores treinadores da história. Em suas passagens por outros clubes, El Jefe - como é carinhosamente chamado pela torcida -  sempre foi aquele jogador reconhecido pela garra, força na marcação e muita entrega. Quando chegou ao Barça, Pep viu no então volante algo que poderia ser explorado, uma qualidade que poucos puderam enxergar. A saída de jogo qualificada, com bola no chão, soltando-a  pelas laterais ou até mesmo pelo meio com Busquets; eram jogadas que poucos imaginavam ver Mascherano executando com a perfeição que o treinador tanto presava. Mas assim aconteceu, o argentino foi peça fundamental da linha defensiva blaugrana em várias temporadas, tendo como principais qualidades a saída de jogo pelo chão, e o lançamento vertical buscando os laterais. Muitos vão dizer: "então Mascherano é obra do Guardiola". Negativo! Javier Mascherano sempre foi um jogador qualificado, Pep Guardiola apenas o lapidou, o transformou em um dos melhores defensores do futebol mundial. 

Quinta-feira, dia 25 de Janeiro de 2018, será um dia daqueles de apertar o coração. Teremos um ídolo a menos em nosso elenco, e a certeza de que o tempo passa... Impiedosamente, ele passa. Após quase oito anos de clube, e as conquistas de 4 ligas, 4 Copas do Rei, 2 Mundiais, 2 Liga dos Campeões, 2 Supercopas da Espanha e 2 Supercopas da Uefa; o siclo de Javier Mascherano se encerrará no Fútbol Club Barcelona. Um jogador que ao desembarcar na Espanha era tido como mais um, mais uma peça que passaria sem ser notada e que não teria importância nenhuma para a memória dos torcedores. Meros mortais sem esperança são aqueles que imaginaram tal sandice. Mascherano ruma ao futebol chinês, com a certeza de que sua partida será apenas um "até logo, Catalunha" pois esperamos você em breve. Na China, provavelmente será onde o eterno jefe blaugrana terminará sua linda carreira. Por tanto, quem viu Mascherano com a camisa do Barça, viu; quem não viu terá sua última oportunidade na próxima quinta-feira (25), no Camp Nou, contra o Espanyol pelo segundo jogo das quartas de final da Copa Do Rei. O homem que transformou suor em sangue com essa camisa, receberá um caloroso "até breve" da torcida azul-grená, pois, jamais te diremos Adeus. Obrigado por tudo, obrigado por tanto, Jefe!