FCB Feminino

| Derbi catalão nas quartas da Copa do Rei

Uma rivalidade de 118 anos é o desafio blaugrana nas quartas de final da Copa do Rei da Espanha 2018. Conheça o retrospecto do confronto nessa competição:






Primeiro Derbi disputado no IHotel cananova em 1900
O 'derbi barcelonés' - como ficou conhecido esse clássico - teve seu primeiro confronto em 23 de dezembro de 1900, em um amistoso disputado no campo oficial do tradicional I'Hotel Casanova, e terminou empatado em 0 a 0. Esse foi o ano da fundação da 'Sociedad Española de Foot-ball', que anos mais tarde passaria a se chamar: Real Club Deportivo Espanyol de Barcelona, como é conhecido até hoje. Se o Espanyol era um clube muito jovem, o Fútbol Club Barcelona não ficava muito atrás nesse quesito. No dia do primeiro derbi, o time 'blaugrana' ainda era um 'jovencito' de apenas 1 ano e 24 dias de vida, quase um 'feto'. 


                                      Confrontos oficiais:


Estádio 'Camp de les Corts': primeiro estádio do
Barcelona onde foram disputados os primeiros derbys. 
Em 1929, os times se encontraram pela primeira vez em competições nacionais - antes disso disputaram apenas partidas em campeonatos regionais da Catalunha. Logo de cara, no primeiro ano, já foram quatro encontros: jogos de ida e volta pela primeira divisão espanhola, com uma vitória do Barça e um empate. E o primeiro encontro pela Copa Do Rei; onde o Espanyol acabou eliminando os 'culés'. Vitória dos 'blanquibaus' por 2 a 0 no primeiro jogo, e empate por 1 a 1 na volta. 

Até os anos 30 os dois clubes tinham um poder financeiro bem parecido. Até que em meados de 1937, o Barça realizou uma bem sucedida excursão pelo México, onde arrecadou uma quantia significativa pra época: 15 milhões de dólares; uma quantia que permitiu que os barcelonistas se distanciassem muito em matéria de elenco e estrutura. 

Inauguração do Camp Nou em 24 de setembro de 1957
Esses 15 milhões de dólares, foram os responsáveis pelo início do salto financeiro do Barça, o que acabou desequilibrando o clássico da capital catalã. Ao longo dos anos, os ' blaugranas' foram crescendo de maneira substancial, enquanto o Espanyol foi ficando pra trás. 

Pra se ter uma ideia; em 1957 o Barcelona inaugurava o Camp Nou, o segundo estádio próprio da história da clube, um êxito que só foi alcançado pelo rival da cidade em 2009. Até então, o Espanyol utilizava o Estádio Olímpico Lluís Company, estádio esse que pertence á prefeitura da cidade de Barcelona.

RCDE Stadium, estádio do Espanyol de Barcelona 
O RCDE Stadium foi inaugurado em 2 de agosto de 2009, e custou ao clube e seus parceiros, algo em torno de 95 milhões de euros, tendo capacidade para mais de 40 mil pessoas. 

O novo estádio tem ajudado bastante o clube em termos estruturais, porém não tem sido um aliado para bater de frente com o rival local. Desde a inauguração de sua nova casa, o Espanyol recebeu o Barcelona em nove oportunidades; com 6 vitórias 'blaugranas' e 3 empates, um retrospecto que incomoda demais o torcedor 'blanquiazul'. E o próximo 'derbi' na casa do Espanyol já tem data marcada: será no dia 17 de janeiro (quarta-feira), pelo jogo de ida das quartas de finais da Copa do Rei da Espanha, edição 2017-18. Será a 18ª vez que os rivais catalães irão se enfrentar pela segunda competição mais importante do futebol espanhol. 

Das 17 vezes anteriores, o Barça conquistou a classificação em 12 delas, sendo que 5 terminaram com o time 'blanquiazul classificado. Foram 34 jogos no total histórico; com 19 vitórias do Barcelona, 6 empates e 9 vitórias do Espanyol. Os 'culés' chegaram as redes em 64 oportunidades, enquanto o rival teve 46 motivos para sair pulando. Pela fase quartas de final, será a 9ª vez que o derbi será disputado, sendo que nas oito primeiras - mais uma vez - o Barça leva vantagem; são 6 classificações, contra apenas 2 do Espanyol. 

Ernesto Valverde em ação pelo
Espanyol em 1988
O técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, é o único personagem que está envolvido nesse duelo, que já esteve do lado oposto, por essa mesma competição. Ainda como jogador, o agora comandante azulgrana, jogou pelo Espanyol 1988, quando os blanquiazuis foram eliminados pelo Barcelona na fase oitavas de final.

Na temporada 1956-57, Barcelona e Espanyol realizaram a grande final da Copa do Rei. Foi a única vez que os dois clubes fizeram uma final de copa nacional, terminando com com o título blaugrana, vitória por 1 a 0 na decisão.

O último encontro entre eles pela Copa do Rei aconteceu na temporada 2015-16, pelas oitavas de final do torneio. O Barcelona já contava com muitas das estrelas que fazem parte da equipe na atual edição. Lionel Messi, que é o maior goleador do confronto com 20 gols, foi o grande destaque daquela eliminatória; marcando 2 gols e dando 4 assistências na soma dos dois jogos - 6 a 1 para o Barça no placar agregado. Em toda história, o Barcelona conquistou a Copa do Rei 29 vezes, e o Espanyol 5.


                            PROGNÓSTICO PARA O CONFRONTO:

A Copa do Rei de 2006 foi o último título
conquistado pelo Espanyol de Barcelona
Na temporada, de maneira geral, o Barça está em um momento muito melhor que o rival. Os blaugranas lideram a 'La Liga' com 48 pontos; são 18 jogos, 15 vitórias e 3 empates. Enquanto os blanquiazuis estão apenas na 14ª colocação com 23 pontos; 6 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. Além da Liga e a Copa do Rei, o Barça ainda disputa a Uefa Champions League, onde se classificou em primeiro no seu grupo, e assim como na Liga, segue invicto. O Espanyol não disputa nenhuma competição Europeia, e aposta todas as suas fichas na Copa Nacional, para tentar voltar a conquistar um título que não vem desde 2006, quando venceu a própria Copa do Rei, sobre Zaragoza em final disputada no Estádio Santiago Bernabéu. 

Barcelona:

Messi e Paulinho comemorando gol
A fase do blaugranas é, com toda certeza, uma das melhores desde a temporada 2014-15, quando o time comandado pelo técnico Luis Enrique,  conquistou a última Champions do clube. Após a traumática saída de Neymar, em Julho do ano passado, muitos esperavam que o Barça teria uma temporada complicada, principalmente após as derrotas gritantes para o Real Madrid na Supercopa da Espanha, em agosto. Porém, o prognóstico não se cumpriu, e até aqui os comandados de Ernesto Valverde tem feito uma temporada quase perfeita. O futebol, talvez não seja aquele que a torcida culé estava acostumada, mas os resultados são incontestáveis. Um dos grandes destaques do time tem sido o volante brasileiro, Paulinho. O jogador chegou na janela de verão - em julho - vindo do Guangzhou Evergrande da China, custando 40 milhões de euros, eram inevitáveis as dúvidas; tanto da torcida, quanto da imprensa. Paulinho foi muito criticado no início, mas com grandes atuações e sem sentir o peso da camisa, o brasileiro hoje é um dos xodós da torcida barcelonista. 

Uma dupla que também vem dando o que falar, é a dobradinha formada entre Jordi Alba e Lionel Messi. Com a saída de Neymar, Alba ganhou um papel de grande importância no sistema ofensivo, fato que agradou o lateral. E mais uma vez, Lionel Messi vai fazendo uma temporada absolutamente incrível. Fora a artilharia na Liga, que fala por si só; são 16 gols em 18 partidas, o astro argentino ainda é a grande referência para os companheiros. 

Na atuação edição da Copa do Rei, o Barça entrou na fase 16 avos - assim como o Espanyol. Os blaugranas eliminaram o Real Múrcia, 8 a 0 no agregado; e atropelaram também o Celta de Vigo, 6 a 1 na soma dos dois jogos. 

Espanyol:

O atacante Gerard Moreno é o grande destaque da modesta temporada dos blanquiazuis até aqui. O jogador marcou 7 gols, e tem sido a grande figura do time. Além pensar na Copa do Rei, que é a grande esperança de título da equipe, os comandados do técnico Quique Flores tem que manter a atenção na Liga Espanhola, onde o time tem flertado com a zona de rebaixamento a algumas rodadas. Quique Flores, que por sinal, é uma das interrogações do Espanyol pra temporada; já que não sabe se fica, ou aceita a proposta do Stoke City para trabalhar na Premier League. 

Levando-se em consideração o momento das equipes, aliado ao retrospecto, é impossível não considerar o Barcelona favorito para essa eliminatória. Para sermos honestos, não devemos apenas apontar os azulgranas como favoritos, e sim, dizer que é obrigação passar pelo rival da cidade, pois a diferença dos times é simplesmente estratosférica. 

Datas e horários:
Jogo de ida: Espanyol x Barcelona / 17 de Janeiro - Quarta feira. Estádio RCDE, 18h (Brasília).
Jogo de volta: Barcelona x Espanyol / 25 de Janeiro - Quinta-feira. Camp Nou, 18h30min (Brasília)